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sexta-feira, 16 de abril de 2010

Peter F. Drucker

A vida de Peter Ferdinand Drucker


Peter Drucker como era popularmente conhecido, nasceu em 19 de novembro de 1909, em “Viena, Áustria”, e veio a falecer recentemente, aos 95 anos (Faltando apenas 8 dias para o seu aniversário) em sua residência em “Claremont, Califórnia, EUA” de causas naturais, no dia 11 de novembro de 2005.
Ele foi um filósofo e economista sendo considerado como o pai da administração moderna.

Presidente da Drucker Foundation e professor de ciências sociais da “Claremont Graduate University, Califórnia, EUA”, ele escreveu vários artigos e também mais de 30 livros.

Drucker foi escritor, professor e consultor por mais de 60 anos. Ele criou conceitos que fizeram da gestão um campo legítimo de estudos acadêmicos. Considerado o pai da administração moderna, foi um dos primeiros a reconhecer que funcionários dedicados e motivados eram vitais para o sucesso de uma empresa. Ele defendia também que marketing e inovação deveriam vir antes das preocupações com finanças. É impossível tentar resumir suas idéias e conceitos mais importantes, suas obras são completas, instigantes e muito sólidas. Dentre vários ensinamentos que ele nos deixou, escolhemos três:


Ensinamento 1- AUTOGERENCIAMENTO: Drucker diz que nos dias atuais precisamos ser cuidadosos e nos autos gerenciar mais do que qualquer época, prova disso são que as empresas estão passando por grandes mudanças nas suas estruturas, com isso vemos que não há mais espaço nas empresas para estrutura inchadas, como pessoas de mais que pouco fazem. Exemplo claro é que no passado havia um profissional para cuidar de outro profissional, um líder superior cuidava de outro inferior, até cargo elevados como gerente geral que cuidava do gerente. Uma empresa que em tempos atuais possui esse tipo de hierarquia está com grandes problemas e provavelmente caminha para o precipício.

O grande conceito de Drucker é: cada profissional tem de saber exatamente qual é o seu trabalho e aproveitar o tempo destinado, para isso fazê-lo e da melhor forma possível. Drucker dizia que devemos constantemente nos perguntar: Quais são as minhas forças? Quais são os meus valores? Onde pertenço? Qual deve ser a minha contribuição?

Um profissional que sabe responder a essas perguntas sabe também qual é o seu trabalho. Você, como líder, deve incentivar para que sua equipe tenha esse tipo de pensamento. Quanto mais eles forem autogerenciáveis, mais tempo você terá para promover mudanças estratégicas na empresa e mais tempo terá para fornecer conhecimento e ferramentas para que suas metas sejam alcançadas mais rapidamente.

Ensinamento 2 – O QUE FAZEM OS LÍDERES EFICICAZES?: Drucker descobriu, em seus 65 anos de experiência em consultoria, o que os líderes eficazes têm em comum. A primeira área consiste em práticas que dão aos líderes o conhecimento que eles precisam. A segunda área dá a eles a ajuda necessária para transformar esse conhecimento em ação. Na terceira área, estão as práticas que fazem que toda organização torne-se responsável e comprometida.

Isso cria um forte conceito nos líderes, para que desenvolvam uma reflexão para a melhoria da organização e busquem a satisfação dos clientes.
Os lideres eficazes assumem a responsabilidade por suas decisões ao desenvolverem seus planos de ação para agir. Eles estão focados em oportunidade ao invés de problemas, com isso gerenciam reuniões produtivas e pensam e dizem em conjunto ao invés do singular.

Peter Drucker adicionou ainda a essa lista mais uma prática muito importante, que mostra-se indispensável para um líder se tornar um grande líder: escute primeiro e fale depois.

Ensinamento 3 – A DISCIPLINA DA INOVAÇÃO: Segundo Drucker, a criatividade dos empreendedores está relacionada ao comprometimento com a prática constante de inovação.

Drucker identificou quatro oportunidades de inovação na empresa e três fora dela: ocorrências inesperadas, incongruências, processos necessários, mudanças na indústria e no mercado, mudanças demográficas, mudanças de percepção e novo conhecimento.

O problema para as pessoas é que com a inovação também vem o trabalho árduo, pois toda inovação requer mudanças de novas estratégias e planos. A vantagem é que todos podem ser inovadores, desde que possuam conhecimento, foco, criatividade e quase sempre ingenuidade. Mas tudo isso ainda não é o suficiente, pois vai muito além, como ter muito comprometimento e principalmente persistência.

A disciplina da inovação defendida por Peter Drucker hoje é uma regra, pois inovação esta ligada à agilidade. Pela sobrevivência você deve ser mais rápido que seu concorrente, fazer diferente e estar sempre na frente.


Obras de Peter Drucker

Lista de Publicações
• O Fim do Homem Econômico: As Origens do Totalitarismo (1939)
• O Futuro do Homem industrial (1942)
• Conceito da Corporação (1945)(Um Estudo da General Motors)
• A Nova Sociedade (1950)
• A Pratica da Gestão (1954)
• América nos Próximos 20 Anos (1957)
• Marcos do Amanha: Um Relatório sobre o novo “Mundo Pós-Moderno” (1959)
• Poder e Democracia na América (1961)
• Tarefas de Gestão para Resultados: Economia e Riscos de Tomar decisões (1964)
• O Executivo Eficaz (1966)
• A Idade da Descontinuidade (1968)
• Tecnologia, Gestão e Sociedade (1970)
• Homens, Idéias e Política (1971)
• Gestão: Tarefas, Responsabilidades e Pratica (1973)
• A Revolução Invisível: Como o Fundo de Pensões Veio Para a América (1976)
• Uma Visão Introdutória da Gestão (1977)
• Aventuras de Um Espectador (1979) (Auto Biografia)
• Canção da Escova: Pintura Japonesa a Partir da Coleção Sanso (1979)
• Gerenciamento em Tempos Turbulentos (1980)
• Rumo a Economia Próxima e Outros Ensaios (1981)
• O Mundo em Mudança do Executivo (1982)
• A Tentação de Fazer o Bem (1984)
• Inovação e Empreendedorismo: Princípios e Pratica (1985)
• Uma Gestão de Fronteira (1986)
• As novas Realidades (1989)
• Gestão da Organização sem Fins Lucrativos: Princípios e Práticas (1990)
• A Sociedade Pós Capitalista (1993)
• A Visão Ecológica: Reflexões Sobre a Condição Americano (1993)
• A Teoria do Negócio (1994)
• Gerenciamento de uma época de grandes mudanças (1995)
• Drucker na Ásia: um dialogo entre Peter Drucker e Isao Nakauchi (1997)
• Peter Drucker sobre a profissão de gestão (1998)
• Desafios da Gestão para o Século 21 (1999)
• O essencial Drucker: o Melhor dos anos sessenta e obras essências de Peter Drucker sobre a gestão (2001)
• Liderança em Tempo de Mudança: O que vai demorar para amanha chumbo (2001, com Peter Senge)
• O Executivo Eficaz revista (2002)
• Gerenciamento da Próxima Sociedade (2003)
• O Funcionamento da Sociedade (2003)
• O Diário Drucker:366 dias de percepção e motivação para começar as coisas certas (2004)
• O Executivo Eficaz em Ação (2005)



Linha do tempo

No começo: Peter Drucker nasceu em Viena (Áustria) em 1909.

Anos 20: Mudou-se para a Alemanha para estudar direito. Tornou-se editor-chefe de um grande jornal alemão, responsável pela seção de gestão internacional.

Anos 30: Recebeu o Ph.D em direito na Alemanha. Mudou-se para Londres após uma de suas redações ter sido queimada pelo Governo Nazista. Casou-se e mudou-se para os Estados Unidos como correspondente jornalístico de vários jornais britânicos.

Anos 40: Iniciou sua carreira em consultoria na General Motors que posteriormente resultou na publicação do seu primeiro livro. Tornou-se professor de filosofia e política, e colunista do The Wall Stree Journal.

Anos 50: Juntou-se ao corpo docente da New York University como professor de Administração.

Anos 60: Recebeu da mesma universidade o "Presidential Citation" – a maior honra da escola.

Anos 70: Tornou-se professor de Ciências Sociais e Gestão de pós-graduação na Califórnia.

Anos 80: Ganhou uma escola de pós-graduação com o seu nome. Publicou oito novos títulos e continuou lecionando e trabalhando como consultor.

Anos 90: Tornou-se professor na Harvard University e publicou mais nove livros.

Anos 00: Retirou-se da vida pública, recebendo esporadicamente alguns amigos em sua casa, escrevendo e escutando música clássica, uma de suas grandes paixões. Peter Drucker, um dos principais teóricos da administração de todos os tempos, faleceu no dia 11 (sexta-feira) de novembro de 2005, aos 95 anos, de causas naturais em sua casa em Claremont, perto de Los Angeles, nos Estados Unidos.

10 Lembretes de Peter Drucker

Peter Drucker, sem dúvida, pode ser considerado como o patrono da moderna administração. Parte deste sucesso deve-se ao seu extremo poder de antever situações e circunstâncias, baseado em sintomas muitas vezes pouco aparentes aos demais mortais, que derivam em consequentes denominações de fórmulas e princípios simples facilmente exequíveis no dia a dia das organizações.Seguem abaixo, 10 conselhos de Drucker extraídos de várias de suas obras:

1. Na administração estratégica, a eficiência é importante, mas a eficácia é vital.
2. Defender o ontem, isto é, não inovar, é mais arriscado do que fazer o amanhã.
3. Deve-se aprender a ver as mudanças sociais, tecnológicas, econômicas e demográficas como oportunidades e não como ameaças.
4. Os empreendedores mais bem sucedidos que conheci sempre foram homens e mulheres humildes, que tinham consciência de que o sucesso de hoje pode ser o fracasso de amanhã e vice-versa.
5. Inovação é trabalho. Ações sistemáticas, deliberadas e disciplinadas são o que realmente conduzem uma empresa ao progresso.
6. Nunca misture unidades administrativas a unidades empreendedoras.
7. A pesquisa de marketing é um instrumento que pode ser utilizado para descobrir o que os clientes compram, como compram e assim por diante.
8. A simplicidade tende ao desenvolvimento, a complexidade à desintegração.
9. O judô empreendedor sempre se concentra no mercado e é dirigido pelo mercado
10. Aqueles que sobrevivem, tendem a evoluir.

Conclusão

A conclusão para este trabalho, é que, Peter Drucker foi um ícone para o aprendizado da Administração moderna, mostrando que é possível transformar um ambiente hostil em um excelente local de trabalho. Para Drucker os funcionários sempre serão mais importantes em uma organização, também cita como prioridade o Marketing e a Inovação, onde pela sobrevivência deve-se estar fazendo diferente e sempre á frente. Também nos alerta sobre o autogerenciamento, onde devemos nos questionar periodicamente se estamos desenvolvendo corretamente as funções e ensina para se tornar um grande líder: deve-se escutar primeiro e falar depois.
A base para tudo isso, é construir um ambiente onde o maior valor de todos se tornem jóias raras “As pessoas”.

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