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terça-feira, 2 de março de 2010

Tecnologia da Informação (Professor Rogerio Colferai)

Curso de Graduação em Administração
PRIMEIRO PERÍODO
Disciplina: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Ementa da Disciplina:
Papel e conceitos básicos da tecnologia da informação; Conceitos de hardware; Conceitos de software; Sistemas operacionais; Uso de sistema operacional e ambiente gráfico (Windows); Uso de processador de texto (Word); Uso de software de apresentação (PowerPoint); Uso de planilha de cálculo (Excel); Internet; Correio Eletrônico e recursos avançados do pacote Microsoft Office; O papel do analista de negócios.

Bibliografia Básica:
1.
CANTALICE, W. Manual do usuário 5 em 1: Windows, Word, PowerPoint, Excel, Internet
. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.

Bibliografia Complementar:
2. BRAGA, W. –
Microsoft Word 2003. Alta Books, 2004.
3. BRAGA, W. –
Microsoft Excel 2003. Alta Books, 2004.
4. BRAGA, W. –
Microsoft Powerpoint 2003. Alta Books, 2004.
5. SANTOS, A. A.
Informática na Empresa. 3ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.


Aula 1 – TI X ADM

Informação
O que é a informação?

Dados são uma representação dos fatos, conceitos ou instruções de uma maneira normalizada que se adapta à comunicação, interpretação e processamento pelo ser humano ou através de máquinas automáticas.
Os dados são representados por símbolos como por exemplo as letras do alfabeto : a, b, c , etc, mas não são em si a informação desejada.

Informação é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado.

Exemplo:
O I O C O M B - são dados mas não é informação perceptível ao homem.

A informação não é mais do que dados organizados e ordenados de forma útil. Isto é, informação é o conhecimento produzido como resultado do processamento de dados.



Se processarmos os dados que tínhamos anteriormente então obtemos a informação:

O I O C O M B - Dados
\/ - Processamento
C O M B O I O - Informação


Antigamente, armazenar as informações de clientes, processos, fornecedores, colaboradores era uma tarefa realizada com um propósito: colocar a informação de maneira que pudesse ser localizada.

Hoje temos mais do que simples informação, posto que a mesma deva ser cada vez mais qualificada, e principalmente, acessada de forma rápida, eficaz e inteligente.

Se quisermos buscar as informações de forma a elas agregarem valor ao nosso trabalho, precisamos entender o sistema, dominá-lo e principalmente pensarmos no que queremos extrair destas informações.

A excelência empresarial é o grau máximo do desempenho empresarial. Para o alcance deste êxito, é necessário que o resultado operacional da empresa atenda simultaneamente as finalidades internas e externas da organização.

A competitividade é agressiva, a velocidade da informação é incrível.

Novos procedimentos devem ser adotados neste mesmo ritmo.

Vivemos a era da informação, que é importante tanto para os sistemas de informação internos de cada empresa, como para os aspectos administrativos, mercadológicos, técnicos e operacionais.

O Mercado passou, desde o início da década de 80, a buscar profissionais que, utilizando a tecnologia da informação, pudesse apoiar a empresa em seus negócios, em sua forma de competitividade e tivesse visão muito mais ampla.

O empresário tem percebido que a caríssima infra-estrutura da área de informática, envolvendo profissionais de alto nível, hardware (máquinas), software (programas), não devem ser utilizados apenas para preparar folhas de pagamento, contabilidade, ativo permanente etc.

O empreendedor quer agora esta estrutura trabalhando para gerar novos negócios e novas formas de aceleração comercial. Um exemplo dentro desta realidade é a estrutura de tecnologia de informática que os bancos brasileiros vêm utilizando como forma de cativar novos clientes. É a informação eletrônica como um produto aplicado efetivamente.

A informatização, mais que um modismo, é um importante diferencial competitivo para as organizações, porém, não é garantia de sucesso, exigindo um trabalho constante de planejamento e utilização adequada.

O administrador (a) com habilidades em Sistemas de Informações Gerenciais, é um agente de mudanças, ligado ao ramo de negócios da organização, que procura a cada momento, desenvolver e acompanhar sistemas que inovem a participação da empresa em seu mercado de atuação.

Quando questiono dentro das empresas sobre o que é um Sistema de Informação Gerencial? Muitas pessoas ainda respondem: “Informações destinadas aos gerentes para a tomada de decisões”.

Vejam que Erro! As informações gerenciais podem e devem ser destinadas a qualquer nível de hierarquia da organização, pois os mesmos tem suas decisões importantes a tomar e proporcionais a sua posição na estrutura organizacional.

Portanto as Informações Gerenciais devem propiciar:
• Redução no custo das operações;
• Melhoria no acesso às informações;
• Melhoria na Produtividade;
• Agilidade na tomada de decisões;
• Estimulo de maior integração entre os tomadores de decisões;
• Fornecimentos de melhores projeções dos efeitos de decisões;
• Redução do grau de centralização de decisões na empresa;
• Adaptação das empresas para enfrentar os acontecimentos não previstos;
• Adequação da estrutura organizacional visando à facilitação do fluxo de informações.

A popularização da tecnologia ERP (Enterprise Resource Planning) muda o perfil do administrador tradicional e traz um novo desafio aos profissionais
A informação ágil e confiável é essencial para o trabalho dos gestores. Os sistemas integrados (ERP’s), manipulam e compartilham dados em tempo real, tornando-se uma ferramenta importantíssima no ambiente corporativo.
Escolher bem as ferramentas é imprescindível. Critérios claros e racionais, um profundo entendimento do que a empresa realmente necessita.
Uma atualização de SO (sistema operacional), por exemplo, não deve ser feita apenas porque uma nova versão foi lançada, devem ser considerados os reais benefícios e o custo de migração. Essa relação "custo versus benefício real" é obrigatória em qualquer ação gerencial, principalmente se tratando de tecnologia, pois essas mudanças têm impacto sobre toda a empresa.
A gestão da TI (tecnologia de informação) passa então a ser muito mais administrativa do que técnica, pois a visão sistêmica é essencial para a tomada de decisões e para o planejamento estratégico, exigindo um perfil profissional muito peculiar, um técnico com conhecimentos administrativos ou um administrador com conhecimentos técnicos.

A presença de administração profissional faz muita diferença dentro das empresas, principalmente num mercado extremamente dinâmico e turbulento como esse de tempos globalizados e on-line, mais que nunca, é necessária uma valorização dos diversos profissionais e de seu papel dentro do complexo sistema corporativo.

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